Projetos para ajudar sua empresa:

marcadoranimado.gif (1653 bytes) PDM - Padrão de Descrição de Materiais
marcadoranimado.gif (1653 bytes) Estruturação do Depto de Compras
marcadoranimado.gif (1653 bytes) Gestão de Materiais


PDM – Padrão de Descrição de Materiais e PDS - Padrão de Descrição de Serviços
Diagnóstico da situação atual com análise da qualidade das narrativas curtas e longas, da estrutura do cadastramento, das ferramentas utilizadas, da estrutura de famílias, grupos, e subgrupos, das unidades de medida, do perfil da equipe, enfim faz a identificação dos problemas e oportunidades de melhorias visando economia e ganhos para a empresa.
Ajuda ensinando e treinando a equipe de Cadastramento de Materiais da sua empresa, sobre os conceitos que envolvem PDM/PDS, de como fazer um PDM com seus atributos e valores. Análise do perfil destes profissionais e quando ainda não tiver, preparação da equipe e suas funções e atribuições.  
O objetivo é preparar a empresa para o trabalho de saneamento do cadastro com a retirada de duplicidades/multiplicidades, unificação de diferentes cadastros/catálogos (aquisições e incorporações de empresas), para trabalhar de acordo com a regulamentação do Bloco K e para a automatização dos processos de compras, deixando-a apta e com maior segurança para fazer contratos de fornecimento com fornecedores, já que devoluções por motivo de divergências do material desejado ficarão muito próximas de zero.
Orientação na confecção do Manual PDM/PDS da empresa.
Não faço o trabalho operacional de analisar item por item e portanto não faço saneamento de cadastro.
A grande vantagem é que a empresa já ficará preparada e estruturada (inclusive no seu ERP com a preparação da customização das suas telas) para fazer o saneamento com empresas de Software PDM/PDS ou pela própria equipe que já estará treinada e com isto não colocará em risco todo o alto investimento que farão. Se não estiver alinhada, não conseguirá administrar os itens trabalhados, organizar no seu sistema ERP, não terá a equipe treinada e apta para de ali em diante fazer os novos cadastramentos sozinhos, fazer novos PDM's e PDS's necessários, enfim fazer na sequência a manutenção do cadastro. Em poucos meses já estará tudo bagunçado de novo e precisando de nova intervenção de empresa de software PDM.
Com o trabalho de PDM fica fácil identificar corretamente os itens do cadastro, permitindo assim serem classificados também corretamente, tanto por NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul como por UNSPSC - United Nations Standard Products and Services Code (usada para transações internacionais), evitando assim autuações fiscais por usar alíquota errada inferior a alíquota correta ou de estar pagando mais impostos do que deveria, por utilizar alíquota superior a alíquota correta. 
Também faço uma abordagem sobre PDS - Padrão de Descrição de Serviços ou Pacote do Desenho do Serviço.
Numa segunda parte opcional faço a implementação das recomendações, com acompanhamento das customizações necessárias para aderir ao novo sistema PDM, além de acompanhar treinamento e desenvolvimento da equipe de Caracterização/Cadastramento/Catalogação de Materiais.
Outra possibilidade de formato de projeto é de se fazer o trabalho de analisar os itens do cadastro da empresa, verificar os PDM's e PDS's necessários e fornecer os mesmos prontos com os atributos e valores, para que a empresa com sua equipe monte a descrição correta e completa de todos os itens. Isto para cadastros com no máximo 20.000 SKU's, pois requer tempo e trabalho sozinho, não tendo uma equipe para fazer esta análise.

Com os modelos de PDM's e PDS's a equipe de Caracterização/Cadastramento/Catalogação de Materiais da empresa tem condições de acertar os itens, colocando o valor correto para cada atributo, formando assim automaticamente as descrições/narrativas curtas e longas.
Tenho atualmente 1.494 PDM's e 26 PDS's. Estes números estão sempre aumentando, pois vou desenvolvendo novos PDM's e PDS's conforme as necessidades que vão surgindo.
PDM's e PDS's são matrizes e de 1 PDM pode-se fazer/trabalhar vários SKU's. Por exemplo, de um PDM de Parafuso Sextavado pode-se fazer o acerto de vários SKU's de Parafusos Sextavados, onde o que vai mudar são os valores dos atributos (medidas, material, tratamento superficial, rosca, etc.).


Estruturação do depto de Compras
Diagnóstico da situação atual com análise da estrutura, processos, equipe e procedimentos visando a identificação dos problemas e oportunidades de melhorias, que venham trazer economia e ganhos para a empresa.
Faz parte o treinamento e desenvolvimento da equipe de Compradores com técnicas de negociação e comentários sobre situações do dia a dia, assim como a análise e desenvolvimento de novos fornecedores no mercado.

Gestão de Materiais
Diagnóstico da situação atual da administração de materiais com análise da estrutura, multi classificações logísticas utilizadas (itens A, B e C; itens P, Q e R; itens X, Y e Z; itens criticidades 1, 2 e 3; Tempos, etc.), verificação das parametrizações (estoque mínimo, máximo e ponto de pedido) de itens e seus acompanhamentos, status de uso, codificação de materiais, divisão de famílias e grupos, processos, equipe e procedimentos, visando a identificação dos problemas e oportunidades de melhorias, que venham trazer economia e ganhos para a empresa.
Faz parte o treinamento e desenvolvimento da equipe de Gestores de Materiais.

 

Marcos Valle Verlangieri

Marcos Valle Verlangieri

Marcos Valle Verlangieri


Consultor e instrutor com experiência profissional de mais de 30 anos atuando em Logística.
Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie.
Fez vários cursos ligados as diversas áreas da Logística como reciclagem dos conhecimentos.
Trabalhou em empresas de porte e na multi nacional Nestlé.

Projetos realizados:
Fez inúmeros projetos de Logística ao longo da carreira, para empresas de vários segmentos como de cimento, açúcar, papel, concreteiro, metalúrgica, plásticos, sucos, alimentos, laticínios, courier e táxi-aéreo.

LogGuia.gif (2241 bytes) Criou o portal Guia Log (www.guialog.com.br ou www.guiadelogistica.com.br ), sendo diretor do mesmo desde 1999.

Tem parceria de trabalho com a IMAM Consultoria desde 1997, também fazendo projetos para a mesma, assim como sendo instrutor do curso PDM – Padrão de Descrição de Materiais, onde além de ministrar o curso, colaborou na formação do material do conteúdo.

Autor de mais de 60 artigos técnicos de várias áreas da logística. Muitos utilizados em apostilas de faculdades pelo Brasil.
Alguns exemplos em destaque:

 

Entre em contato preenchendo o formulário abaixo e solicite um orçamento.
Para Projetos que não sejam de PDM, não é necessário o preenchimento de todos os campos:

DADOS DA SOLICITAÇÃO:

Data de hoje (dia/mês/ano):
Razão Social / Nome fantasia:                    
Nome do solicitante ou contato e seu cargo:        
E-mail para contatos:
Endereço Completo:
Bairro:
CEP:
Cidade:
Estado:
Site : (www)
Telefone com DDD :
Nr de Unidades (empresas, fábricas e filiais):    
Atividade principal:    
Nr de Itens (SKU's) no cadastro:                        
É cadastro central ou descentralizado?:          
Média de itens cadastrados por mês:  
Tem depto/equipe específico p/ cadastro de materiais?:
Se não tem qual depto cadastra?:     
Faz divisão por Famílias/Grupos de Materiais?:
Se sim, tem aproximadamente quantos?:
Projeto desejado:

 

 

    


Vitrine Consultoria - Guia Log Consultoria 
Itaim Bibi  
São Paulo - SP   Brasil
Tel. (11) 99114 6850 Marcos