Muitos profissionais ainda tem dúvidas se é melhor e
mais vantajoso economicamente ter frota própria para atender o transporte/distribuição
de sua empresa ou terceirizar estes serviços.
A finalidade deste artigo é de expor os dados necessários para que você tenha subsídio
para definir a melhor opção para o seu caso.
As empresas que ainda tem frota própria defendem a idéia de ter mais autonomia e
controle sobre seus funcionários, quanto a aparência, uniforme, mudanças repentinas de
programação, envolvimento com o negócio, interesse maior, já conhecer melhor a rotina,
já treinados no seu sistema, etc.
Fora isto, também sobre sua frota, quanto a não ter risco de faltar caminhão, de
usá-los a qualquer hora sem prévia programação, de disponibilizá-los ao máximo e
outros motivos variados, peculiares a cada segmento.
As principais vantagens da terceirização: profissionalização do serviço, melhoria da
qualidade, modernização, ganhos de produtividade, maior parcela de custos variáveis,
atitudes mais rápidas às variações da demanda, maior facilidade de controle através
de relatórios, diminuição da estrutura organizacional e simplificação do processo
operacional, eliminação de investimentos em ativos fixos, liberação de área, permite
dedicar/concentrar mais tempo e atenção no próprio negócio (Core Business),
descentralização de vínculos sindicais, assessoria permanente de especialistas imbuidos
no desenvolvimento tecnológico da área, visualização exata dos custos da atividade e
melhor utilização dos funcionários da empresa.
Apresentado os motivos, quem tem razão? Ainda não dá para saber. O jeito é partir para
a prática, que são os números.
Abaixo uma tabela com os gastos da frota de uma empresa fictícia, que servirá de modelo
para que entenda como calcular para a sua:
Despesas | R$ anual | R$ mensal |
Salários e férias com encargos | 663.000,00 | 55.250,00 |
Benefícios (saúde, alimentação, transporte, cursos...) | 147.000,00 | 12.250,00 |
Combustível | 165.000,00 | 13.750,00 |
Óleos e Lubrificantes | 30.000,00 | 2.500,00 |
Manutenção em geral (lavagem, peças, etc.) | 50.400,00 | 4.200,00 |
Seguro dos veículos | 15.000,00 | 1.250,00 |
Seguro das cargas | 19.200,00 | 1.600,00 |
IPVA/Seguro Obrigatório/Licenciamento | 6.000,00 | 500,00 |
Multas | 3.000,00 | 250,00 |
Administração | 1.800,00 | 150,00 |
Depreciação (20% a.a.)* | 222.000,00 | 18.500,00 |
TOTAL |
1.322.400,00 | 110.200,00 |
Custo Oportunidade 2,0%* | 22.200,00 |
TOTAL GERAL |
1.588.800,00 | 132.400,00 |
* Custo de Renovação da Frota (frota nova) = R$
1.110.000,00
Obs.: 1)A taxa de depreciação ao ano e de Custo Oportunidade deverá ser definida de
acordo com as taxas utilizadas pela sua empresa.
2) Custo Oportunidade é quanto poderia estar ganhando/aproveitando no seu negócio, se
não tivesse utilizado o dinheiro na aquisição da frota.
Paralelamente, faça cotação com transportadoras, considerando o mesmo número de
veículos necessários para suas operações, tipos de veículos, motoristas e ajudantes.
Exija que coloquem nas suas propostas, cláusulas do tipo uniformes, boa aparência dos
motoristas e ajudantes (cabelo cortado, uso de sapatos, camisa abotoada, etc.),
exclusividade nas entregas/roteiros, enfim todas qualidades que sua empresa utiliza como
padrão.
De posse do total geral dos gastos da frota própria, compare com as cotações e veja
qual é mais vantojoso.
Depois disto, só não optará pelo de menor custo, se considerar que a decisão é
estratégica, portanto subjetiva.
janeiro/2001
Marcos Valle Verlangieri,
Diretor da Vitrine Serviços de Informações S/C Ltda.,
empresa que criou e mantém o www.guialog.com.br
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