Formas de prevenção para que sejam cumpridos os Prazos de Entrega 

Muitos e-mails nos chegam com dúvidas sobre qual é o indicador percentual ideal, que sirva como meta para cumprir o atendimento dos prazos de entrega dos pedidos, tanto por parte de quem compra, como de quem fornece.
Já que é uma dúvida de muitos, aproveito para escrever este artigo onde comento o assunto.
Na verdade a meta é sempre de atender 100%, o que é difícil de alcançar na prática.
É o mesmo caso do Departamento de Engenharia de Segurança nas indústrias, que visa o índice de 100% de prevenção nos acidentes, mas é difícil cumprir de forma contínua, por mais que se trabalhe para isto, com medidas preventivas.
O que for diferente de 100% tem que ser trabalhado para melhorar, e cito abaixo prevenções que podem ser utilizadas, nos 2 lados (adquirir e fornecer).

No lado de adquirir (Compras) :

- Melhor seleção dos fornecedores consultados (existem vários critérios para esta avaliação);
- Avaliação periódica e constante dos fornecedores (eles tem que ter conhecimento da pontuação deles, como um feed-back para acertarem os erros e poderem evoluir);
- Baseado nos fornecedores atuais, conforme as peculiaridades da linha de materiais de atendimento, ficar mais atento aos critérios para cadastrar novos fornecedores;
- Não comprar com fornecedores que estejam atrasando, até a normalização das entregas. É uma forma de pressioná-los;
- Não comprar com fornecedores que estejam com repetidos casos de divergência (preço, condição de pagamento, material, quantidade, etc.);
- Não comprar ou avaliar bem os prós e os contras antes de fazê-lo, com fornecedores que estejam tendo problemas financeiros no mercado;
- Desconfie quando algum fornecedor cote com preço muito alto ou muito baixo. Pode estar cotando errado e isto evitará uma divergência futura;
- Desconfie quando algum fornecedor cote com um prazo de entrega muito abaixo dos demais. Pode estar cotando assim, só para ter um diferencial para ganhar o pedido, mas depois entrega igual ao prazo que os demais cotaram;
- Ter um Follow-up eficaz e não esperar para saber que um determinado material não chegou ainda, quando a máquina ou o setor parou;
- Acompanhar de maneira geral as notícias, pois uma crise, acidente, greve, etc. em determinado país, estado, cidade, setor de mercado, empresa, etc., podem significar desabastecimento de matérias-primas para muitos produtos, equipamentos ou materiais.

No lado do Fornecedor :

- Ao fazer uma proposta ao cliente, tem que considerar tudo. Verificar se tem estoque do material. Se não tem, veja se o fabricante está lhe entregando no prazo correto. No caso de produção própria, analise sua produção atual, se tem estoque de toda a matéria-prima necessária, etc.
Desta maneira sua proposta terá um prazo de entrega mais próximo possível do real;
- Deixe sempre uma margem para o inesperado;
- Cote de acordo com o solicitado nas especificações do cliente, para não ter depois prejuízos com devoluções (transporte), perda de materiais, equipamentos que não poderão ser reaproveitados, perda de clientes, multas, etc.;
- Se a descrição do cliente gera dúvidas, pergunte e esclareça todas as dúvidas possíveis. Não tente adivinhar ou interpretar o que o cliente deseja ou está pensando;
- Acompanhar de maneira geral as notícias, pois uma crise, acidente, greve, etc. em determinado país, estado, cidade, setor de mercado, empresa, etc. podem significar desabatecimento de matérias-primas para muitos produtos, equipamentos ou materiais.

Depois do processo de globalização intensificado no Brasil no início de 1994, diminuiu muito o número de fornecedores que prometiam tudo na proposta (preço baixo, material de primeira, prazo de entrega curto, condição de pagamento esticada, etc.) e depois não cumpriam. Muitos fecharam ou tiveram que se adequar a exigência da concorrrência para sobreviverem e crescerem.
Com referência ao índice de meta que muitos perguntam, para que devam considerar nas suas empresas, acho que a faixa de 90 a 95% é boa como bússola, já que sempre terão fatores que independem da vontade de qualquer empresa, conforme já citado acima como greves, problemas nos seus fornecedores, acidentes, condições metereológicas extremas, calamidades, etc. 

março/2005

Marcos Valle Verlangieri,
Diretor da Vitrine Serviços de Informações Ltda, empresa que criou e mantém o www.guialog.com.br ou www.guiadelogistica.com.br .

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