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Instituto MVC


COMO ESTÁ O SEU POTENCIAL COMUNICATIVO?


Esta avaliação foi desenvolvida por Eunice Mendes - Consultora do INSTITUTO MVC .

Antes de iniciar a leitura, queremos convidá-lo a refletir sobre o potencial e a competência comunicativa.

Lembre-se sempre de que, em comunicação, nada é imutável. Um ponto que hoje é considerado uma dificuldade, se for bem observado e trabalhado, amanhã poderá se transformar em facilidade.
Assim, passo a passo, a partir da reflexão sobre seu potencial comunicativo, você estará mapeando aspectos mais fortes e mais frágeis de sua comunicação e, durante a leitura, poderá encontrar os caminhos facilitadores para as apresentações de seu sucesso.
Que tal conhece-los agora?
Responda e reflita sobre cada questão, procurando colocar em cada situação o que realmente acontece e não o que gostaria que acontecesse, usando os símbolos a seguir:

                    a) sim
                    b) às vezes
                    c) não

Questão Sim
(a)
Às vezes
(b)
Não
(c)
Poder de comunicação pessoal (carisma, magnetismo, persuasão).

 

 

 

1. Você dá importância ao seu processo pessoal de comunicação?

2. Sente-se valorizado a cada oportunidade de comunicação (no trabalho, em grupos, com amigos, nos relacionamentos afetivos)?

3. Você tem buscado o autoconhecimento para uma auto-estima saudável?

4. Está disposto a assumir 100% da responsabilidade pelo sucesso das suas comunicações?

5. Tem usado o seu poder comunicativo para o sucesso e o marketing pessoal?

Feedback

 

 

 

6. Em uma reunião, encontro, apresentação, você sente que consegue cativar e manter a atenção dos ouvintes?

7. Quando você é questionado ou contestado em público, consegue reagir de maneira assertiva?

8. Consegue absorver e compreender rapidamente o perfil da sua platéia, os componentes do grupo, e encaminhar o seu discurso de acordo com as expectativas?

9. Você dá oportunidades às pessoas de expressar pensamentos e sentimentos a seu respeito?

10. Quando recebe um feedback positivo, além da sua expectativa, aceita como um fruto do seu esforço e merecimento?

Valorização da Comunicação

 

 

 

11. Você conhece e domina o seu marketing visual (apresentação pessoal, vestuário, acessórios, regras de etiqueta)?

12. Tem intimidade com seus gestos corporais, lê os sinais que o seu corpo emite, usa a linguagem corporal com desenvoltura?

13. Sente-se contextualizado e bem-informado sobre as informações que permeiam o novo milênio?

14. Você se interessa pelo comportamento humano em suas variadas nuanças, com seus medos, inibições, dificuldades e expectativas?

Potenciais a serem desenvolvidos

 

 

 

15. Você domina os equipamentos e recursos audiovisuais?

16. Sente-se seguro com a qualidade de sua interação com grupos especializados em arte, comunicação, teatro, economia, política, etc?

17. Usa suas habilidade criativas no planejamento e na organização)?

18. Você se interessa pela leitura e seleção de revistas, jornais, livros, participa de eventos, congressos e cursos voltados para a área de comunicação?

19. Desenvolve sua capacidade de avaliação e estabelece metas para transformação pessoal?

SOME O TOTAL DE CADA RESPOSTA (COLUNA)

 
ANÁLISE DE RESULTADOS

Esperamos que tenha assinalado à "SIM" na maioria das perguntas. Se não, o objetivo do teste é exatamente fazê-lo refletir sobre técnicas e os instrumentos para desenvolver o seu magnetismo, o carisma e a persuasão em suas comunicações formais e informais.

Entre 19 e 14 - Seu potencial comunicativo está muito bem explorado. Sempre há o que melhorar. Concentre-se nos itens em que respondeu não e às vezes.

Entre 13 e 09 - Você tem problemas de comunicação, ainda não muito sérios. É preciso uma atitude proativa para resolver as questões representadas pelos itens que obtiveram respostas não e às vezes.

Abaixo de 9 - Você está à beira do abismo (se é que já não caiu nele); pare tudo o que está fazendo e concentre-se em tratar das questões com resposta não e às vezes.


Material retirado dos programas do MVC Comunicação para Resultados e Comunicando para Vender.



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