Guia Log

Assista um trecho
 do curso de
PDM/PDS do IMAM

MARCOS VALLE VERLANGIERI
Consultor em Logística
Especialista em projetos de PDM - Padrão de Descrição de Materiais e PDS - Padrão de Descrição de Serviços

 

Pré-escola Método de Ensino - Homeschooling

 

PDM

Natureba REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
CURSO ON-LINE

www.natureba.com.br

                            DICIONÁRIO DA LOGÍSTICA        
                         
Este canal tem como finalidade ajudar aos usuários, quanto a nomes, siglas e expressões usadas normalmente nas diversas áreas da logística.
Será frequentemente complementada.
É importante a participação dos especialistas/profissionais de cada segmento da logística com sugestões.

IBC - Intermediate Bulk Container ou Contenedor Intermediário para Granel.
ICO
- Inventory Chain Optimization ou Otimização da Cadeia dos Estoques.
IFR - Sigla usada na aviação para designar as regras de vôo por instrumentos.
Inbound
- Dos fornecedores para as fábricas.
Incoterms -
Sigla que identifica os 13 termos que padronizam a linguagem usada no mercado de exportação e importação. Foram instituídos pela Câmara de Comércio Internacional.
Índice de flexibilidade - representa a relação entre a média do lote de produção e a média do lote de entrega.
Insulated Container ou Refrigerated Container - Contêiner refrigerado ou frigorífico. Possue isolação térmica e é equipado com motor de refrigeração. Utilizado no transporte de cargas frigoríficas ou perecíveis.
Insurance - Seguro. Contrato ou o risco assumido pelo segurador mediante o pagamento de um prêmio pelo segurado.
Intralogística - A organização, controle, execução e otimização dos fluxos de materiais e informações na indústria e no setor público, incluindo o transbordo e a distribuição. O termo foi desenvolvido pela VDMA (Verband Deutscher Maschinen-und Anlagenbau), uma associação alemã, por meio de um fórum que definiu.

IQC - Incoming Quality Control ou Inspeção de Qualidade de Entrada.
ISO - International Standards Organization. Esta organização estabeleceu normas e padrões técnicos seguidos internacionalmente.

Joint venture - Associação de empresas, não definitiva, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.
Just-in-Time ou JIT
-
é atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção, evitando-se assim a manutenção de maiores estoques.
Kaizen - Palavra japonesa que significa processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.
Kanban - técnica japonesa com cartões, que proporciona uma redução de estoque, otimização do fluxo de produção, redução das perdas e aumento da flexibilidade.
KLT
- Klein Lagerung und Transport ou Acondicionamento e Transporte de Pequenos Componentes.
KPI - Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho.
Lading ou Loading - Carregamento de cargas ou embarque de cargas.
Landing - Desembarque de cargas ou pessoas.
Lashing - Amarração ou fixação de cargas no porão ou convés do navio ou numa aeronave, a fim de evitar o deslocamento da mesma durante a viagem.
Lastro (1) - no transporte marítimo, que significa água que é posta em compartimentos nos porões para dar pêso e equilíbrio ao navio, quando está sem carga.
Lastro (2) - no transporte ferroviário significa camada de substâncias permeáveis como areia, saibro ou pedra britada, posta no leito das estradas de ferro e sobre a qual repousam os dormentes e trilhos.
Layday ou Laytime - estadia do navio no porto, que significa período previsto para acontecer a operação (atracar, carregar/descarregar e zarpar).
L/C ou Letter of Credit (Carta de Crédito) - Ordem de pagamento que o importador contrata junto ao banco, a favor do exportador.
LCL ou Less Than Container Load - Termo que significa "Menos que uma carga de container", porém o termo é usado quando o container é estufado parcialmente pelo armador com o lote do embarcador (junto com cargas de outros), e desovado no destino também pelo armador, sendo os custos em ambos os casos por conta do embarcador e consignatário, respectivamente.
Lead Time - Tempo compreendido entre a primeira atividade até a última de um processo de várias atividades.
Lean Manufacturing
- Produção Enxuta ou manufatura enxuta.
Lean Seis Sigma - Estratégia empresarial que gerencia de forma quantitativa, com objetivos de aumentar consideravelmente a qualidade do(s) produto(s), processos e pessoas, fazendo assim com que aumente a satisfação dos clientes e fornecedores. Isto consequentemente dará resultado na performance e lucratividade da empresa.
Leilão Reverso on-line - Consiste em marcar com os fornecedores, um horário em determinado endereço na Internet, para que os mesmos façam lances para fornecerem produtos previamente informados pelo requisitante. Quem tiver as melhores condições comerciais ganhará o pedido.
Leitura Omnidirecional - Tecnologia que possibilita a leitura do código de barras em qualquer posição, mesmo os de difícil leitura.
Limpa-trilhos ou Saca-boi ou Grelha - Peça que fica à frente e na parte inferior das locomotivas para retirar da via os animais colhidos por elas e evitar descarrilamento.
Liner Terms - Termo no contrato de transporte marítimo, onde no frete já está incluso todas as despesas de carregamento, estiva e descarga, ficando assim na responsabilidade do armador.
LLP - Leading Logistics Provider ou Principal Fornecedor de Serviços Logísticos.
Localização - Palavra utilizada em Administração de Materiais, que significa o local exato em que o material está estocado. É composto normalmente por código alfa-numérico, que indica a sigla do depósito / galpão, corredor, coluna da estante e número da prateleira.
Localização logística - É a forma de identificar geograficamente armazéns, depósitos, filiais, veículos, clientes, etc. As formas mais comuns são por coordenadas de latitude-longitude, códigos postais (CEP no Brasil) e coordenadas lineares simples ou malha, que nada mais são do que se colocar um papel vegetal quadriculado sobreposto a um mapa, com numeração das linhas horizontais e verticais.
Logística (1) - É o sistema de administrar qualquer tipo de negócio de forma integrada e estratégica, planejando e coordenando todas as atividades,    otimizando todos os recursos disponíveis, visando o ganho global no processo no sentido operacional e financeiro. (definição de Marcos Valle Verlangieri, diretor do Guia Log).
Logística (2) - É o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do cliente. (definição do Council of Logistics Management).
Logística (3) - Entre os gregos, arte de calcular ou aritmética aplicada. Parte da arte militar relativa ao transporte e suprimento das tropas em operações. Lógica simbólica, cujos princípios são os da lógica formal, e que emprega métodos e símbolos algébricos. (definições do Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete).
Logística (4) - do francês Logistique, Parte da arte da guerra que trata do Planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material ( para fins operativos e administrativos ); Recrutamento, incorporação, instrução e adestramento, designação, transporte, bem estar, evacuação, hospitalização e desligamento de pessoal; Aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar; Contrato ou prestação de serviços.
(in, Ferreira, Aurélio Buarque de Hollanda, Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 2ª edição, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986, p. 1045).

Logística (5) - O transporte; armazenamento e abastecimento de tropas; organização de qualquer projeto; operação (definições do American English Dictionary Collins Gem Webster's).
Logística Empresarial - Trata-se de todas as atividades de movimentação e  armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.    (definição de Ronald H. Ballou no seu livro "Logística Empresarial").
Logística Reversa ou Inversa - No mercado é considerada como o caminho que a embalagem toma após a entrega dos materiais, no sentido da reciclagem das mesmas. Nunca voltando para a origem. Muitos profissionais também utilizam esta expressão para considerar o caminho inverso feito para a entrega, voltando para a origem, só que agora somente com as embalagens. Neste caso, tratam-se de embalagens reutilizáveis ou retornáveis, que são mais caras e específicas / próprias para acondicionar determinados materiais. Ocorre muito no setor automotivo para o transporte, por exemplo de pára-choques, painéis, etc.
Logística Reversa - O processo de movimentação de produtos de seu típico destino final para um outro local para fins de elevar o valor ora indisponível, ou para a adequada disposição dos produtos.   (definição do RLEC - Reverse Logistics Executive Council).
Lote econômico ou lote de mínimo custo - Considerando que para avaliar o gasto total de compra de determinado produto ou grupo de produtos é necessário verificar o custo de aquisição, custo de transporte, e custo de manutenção de estoque, e que quanto maior a quantidade adquirida menor o preço do produto e do transporte e maior o custo de manutenção do estoque, consiste em verificar através de arranjos de simulação, qual é o lote de compra que tem o menor custo total.



                              
A - D  ,  E - H  ,   I - L  ,  M - P  ,  Q - S   ,  T - Z
                 

Esta página é parte integrante do  www.guiadelogistica.com.br ou www.guialog.com.br .


Natureba EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
www.natureba.com.br